Após o retiro, todos irão para Roma onde, no dia 29, dom Fernando receberá, das mãos do papa Bento XVI, o Pálio, símbolo do pastor, que será repassado aos arcebispos metropolitanos nomeados há menos de um ano.
O Pálio arqueepiscopal, espécie de manto ou gola de lã, com seis cruzes pretas é a insígnia do arcebispo, sendo sinal de comunhão com o sucessor de São Pedro. Dom Fernando e dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém-PA são os únicos em atuação no Brasil que, na ocasião, receberão o Pálio.
Todo o clero arquidiocesano participará do retiro, o primeiro desde que dom Fernando assumiu a Arquidiocese de Olinda e Recife. Os serviços religiosos durante este período ficarão por conta dos integrantes de ordens religiosas,como monges e frades, dos diáconos e dos leigos habilitados para alguma tarefas.
A comitiva partiu ontem, 21, às 18h, diretamente para Telavive, capital de Israel. De lá irão a Jerusalém, para peregrinação e retiro espiritual. Essa parte do programa marca também a conclusão do ano sacerdotal. Depois da entrega do pálio, o grupo seguirá a Assis, terra de São Francisco, e retornará ao Recife no dia 2 de julho.
o único candidato é Josenildo? e os outros cargos?
ResponderExcluir